PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)

Recebemos inúmeras mensagens que nos apresentam questões acerca de nossa história, nossas práticas, a forma com que realizamos rituais e Sessões ou referentes à própria Umbanda, além de perguntas sobre Zélio de Moraes, sobre o Caboclo das Sete Encruzilhadas, Pai Antônio, Orixá Mallet e outros diversos assuntos.

Buscando facilitar o acesso às informações para um público mais abrangente e também interessado, apresentamos nesta página as perguntas e suas respectivas respostas formuladas.

Antes da leitura, pedimos atenção a algumas perspectivas que julgamos importante destacar.

 

A primeira delas é que sabemos existir práticas diversas das que realizamos e que aqui serão apresentadas. Gostaríamos de dizer que respeitamos e compreendemos que as práticas, diversas ou não das nossas, ocorrem sob a responsabilidade do Guia-Chefe de cada casa, assim como de seu dirigente. Nossas respostas, assim, não constituem críticas, mas apenas retratam a forma como praticamos e conhecemos a Umbanda, a partir dos fundamentos deixados pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, Pai Antônio, Orixá Mallet e outros tantos Guias iluminados que trabalham para a Umbanda a partir de nossa casa.

Outra consideração importante é que buscamos sempre trazer respostas fundamentadas, porém é preciso compreender que o espaço é limitado para respostas longas, o que eventualmente pode trazer algumas questões de modo indevidamente superficial.

Agradecemos às pessoas que nos encaminharam suas questões. Não realizamos aqui a indicação de seus nomes, pois entendemos que o valor maior reside na possibilidade de contribuir. Como dizia o Chefe - o Caboclo das Sete Encruzilhadas: "com os que sabem mais, aprendemos, para os que sabem menos, ensinamos".

Sei que a tradição oral é o que possibilita estes conhecimentos, mas há algum material com informações, pelo menos para a sanar dúvidas principais?

1.

Quais as sete vibrações/Orixás principais saudados?

2.

Quem risca o ponto é o Filho-de-Santo ou o Guia?

3.

Há reverência a corrente astral de Semiromba?

4.

Além de Preto Velho, Caboclo, Exu (sem atendimento ao público), a TENSP reconhece outras linhas de trabalho como Baiano, Boiadeiro, Marinheiro, Cigano ou Oriente?

5.

Há rito de cruzar a Tenda e/ou filhos, antes da Sessão?

6.

Qual razão da faixa na cintura e o que define sua cor?

7.

Qual termo adequado para Pai ou Mãe-de-Santo?

8.

Como saber qual Orixá rege o médium?

9.

Como saber qual Orixá rege o médium?

10.

Como é o rito de abertura da sessão?

11.

Nunca encontrei como foi feita a introdução dos Orixás na Umbanda trazida pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas. Por acaso existe algum relato ou ensinamento que o Sr. Zélio ou suas entidades fizeram para ensinar algo sobre este tema ou na época de Zélio não havia o culto aos Orixás? Somente haviam os Guias, Pretos Velhos e Caboclos?

12.

Ponto do Caboclo das Sete Encruzilhadas

Entre em contato:
tenda.nsp@gmail.com

Encontre-nos:
Rua José Ribamar Pereira Ramos, 271
Cachoeiras de Macacu – RJ

22°25'02.5"S 42°37'15.6"W

Siga-nos.